Vending Machine – O que é?

Olá sócios do clube!

Nosso post de hoje vai explicar resumidamente o que são as Vending Machines, como funcionam, que produtos vendem etc.
O objetivo é dar uma panorama geral para aqueles que estão tendo o primeiro contato com este mercado através do blog.
Cada tópico abaixo terá um post dedicado apenas a ele, detalhando melhor suas entrelinhas.

A História

O conceito de Vending Machines não é uma coisa nova, a primeira referência existente é o trabalho de Hero de Alexandria, engenheiro e matemático. Ele criou uma máquina que liberava uma quantidade de água benta ao se colocar uma moeda.
Diz-se que ele viveu nos anos 150 antes de cristo….

As primeiras máquinas de vending machine modernas datam da era industrial, por volta de 1880, e foram criadas na Inglaterra. Elas eram máquinas que vendiam cartões postais.

Como funcionam?

As máquinas de venda automáticas (abrasileirando o termo Vending Machines) liberam o produto logo após o dinheiro ser inserido.
Elas substituem os funcionários já que o próprio cliente deposita o dinheiro e retira o produto.
As máquinas elétricas possuem um sistema de computador interno que funciona como um robô.
As não elétricas funcionam apenas na base da física mesmo. A gravidade é sua melhor amiga.

Nós usamos máquinas não elétricas e o funcionamento não poderia ser mais simples:

O cliente insere a moeda na máquina, gira a catraca e, como num passe de mágica, a máquina libera o produto no dispensador. O nosso cliente pega o produto e vai para casa feliz!

Que produtos vendem?

Existem diversos tipos de máquinas, que vendem desde chicletes e bolinhas até guarda-chuvas e imóveis.
Os produtos mais comuns são balas, chicletes, bolinhas pula-pula, cápsulas com brinquedos dentro, biscoitos, refrigerantes, chocolates, etc.
As grandes máquinas necessitam de energia elétrica e normalmente são as que vendem biscoitos, refrigerantes, chocolates etc.
As máquinas menores não precisam de energia e vendem chicletes, balas, bolinhas pula-pula, cápsulas com brinquedos dentro, adesivos etc.

Nós trabalhamos 100% com as máquinas pequenas, que no nosso ponto de vista dão menos manutenção e são mais fáceis de controlar.
Por consequência os produtos que mais utilizamos em nossas máquinas são em ordem, as bolinhas pula-pula, cápsulas de 1” com Pokemón dentro e chicletes.

Onde comprar?

Apesar de no Brasil não existirem muitos sites especializados em ajudar e gerar conteúdo para os iniciantes, existem diversos sites para vender as máquinas e produtos.
Na minha cabeça é uma falha do mercado, pois quanto mais pessoas entendem o mercado maior será o número de clientes destas lojas.
Enfim.
Você pode facilmente encomendar tanto a máquina quanto os produtos pela internet e pedir a entrega via correios. É assim que fazemos e até hoje não tivemos nenhum problema relevante.

Quem compra estes produtos?

A grande e devastadora maioria dos nossos clientes são crianças.
Nós achávamos que a média de idade de nossos consumidores era entre 3 e 10 anos, mas já vimos muita gente diferente colocando moedas nas máquinas. Desde crianças de 2 anos que mal conseguiam pronunciar uma palavra até colecionadores por volta de 70 anos colocando mais de 100 moedas na máquina para tentar pegar uma única bolinha que faltava em sua coleção.
Uma outra parte do nosso público-alvo são gatos. Isto mesmo!
Não sei se você sabe mas seu gatinho de estimação ADORA brincar com nossas bolinhas pula-pula. Este foi um mercado que descobrimos na prática.

Onde colocar as máquinas?

Os melhores locais para colocar as máquinas são pontos onde exista um grande e constante fluxo de pessoas andando a pé.
Quanto mais novas pessoas vendo as máquinas maiores as chances de vender. Um bom exemplo são rodoviárias, aeroportos, estabelecimentos na beira de estradas etc.

Damos preferência também a estabelecimentos que fiquem abertos durante mais tempo, se for 24 horas melhor ainda!!

Algumas sugestões de estabelecimentos:

– Cursos de Ingles
– Bancas de Jornal
– Colégios
– Casas de Repouso
– Postos de Gasolina
– Pet Shops
– Supermercados
– Aeroportos
– Rodoviárias
– Lojas de roupas e sapatos para crianças
– Restaurantes
– Salas de espera
– Sorveterias
– Farmácias
– Lavanderias
etc.

Se você está gostando da ideia e está pensando em iniciar neste negócio mande um e-mail para duvidas@vendingmachinesocialclube.com e tire suas dúvidas!

PS: Se você ainda não se cadastrou em nossa newsletter, clique no link abaixo e ganhe de presente um pacote com 28 artigos essenciais sobre as Vending Machines!

http://lp.vendingmachinesocialclube.com/pacote-28-artigos-essenciais/

 

Bom dia!

Sobre Vending Machine Social Clube

Antonio é autor do blog Vending Machine Social Clube, que tem como objetivo compartilhar experiências no mercado das Vending Machines.

8 Comentários

  1. Davidson

    Gostaria de trabalhar com as máquinas maiores com refrigerantes e salgadinhos, você tem algum contato em Pernambuco para me passar?
    Se negativo pode ser em outro Estado.

    Grato,

    Jdpimentel@bol.com.br

    Responder
  2. Fabiane

    Exatamente nesta semana tive a ideia de começar a investir em vending machines. Sou de uma área totalmente diferente (educação), mas depois de encontrar seu blog e ler outras coisas na internet, estou achando que este investimento vale mesmo à pena.

    Fiquei surpresa pois achava que essas vending machines de balas, brinquedos e coisas para crianças seriam as que menos dariam retorno. Interessante saber que você trabalha justamente com elas!

    Eu já comprei o seu livro e começarei a ler esta semana. Estou anotando tudo pra deixar pra tirar as dúvidas depois. Este blog está ajudando muito! Parabéns pela iniciativa.

    Responder
  3. cassio

    Olá.

    vcs vendem as maquinas e as bolinhas?

    Seria franquia? ou posso encomendar as maquinas e vcs fornecem os produtos?

    gostaria de mas informações,se possível no meu email:

    Cassiosancho@yahoo.com.br

    Responder
  4. Denis willian

    Gostaria de comecar nesse ramo sendo que aqui na minha cidade ainda nao tem ninguém que trabalhe com as maquinas de bolinhas voces poderia me ajudar??

    Responder
  5. Jussier Pereira

    As máquinas descartáveis de venda de chiclete e pula-pula no Ceará já fazem muito sucesso. Vocês já estão vendendo estas máquina ou quando vão ter.

    Responder
  6. Renildo

    Caro Antonio

    Gostaria de saber mais sobre este mercado, mais preciso saber se você tem informações sobre parcerias nesta área, pois estou sem capital neste momento mais gostaria de iniciar aqui no meu município.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.