Criando Estratégia e Táticas Eficientes

tática e estratégia 300x199 Criando Estratégia e Táticas EficientesDois pilares essenciais para o sucesso de qualquer negócio são: Estratégia e Tática.

Em poucos lugares essas definições podem ser tão percebidas como no mundo dos esportes. Eu sempre gostei de praticar esportes, embora nunca tenha sido muito bom nisso. Futebol então, sempre fui dos piores.

Mas, quis a vida que eu nascesse no Brasil, país do futebol. (????? depois dessa copa…)

E aqui, não tem jeito. Ou você joga bola, ou vai perder uma boa parte das confraternizações com os amigos.

 

Por outro lado, também nunca gostei de perder. Aquele gosto amargo, e aquele papo de importante é competir nunca combinou muito com meu perfil. Então, para estar com meus amigos, além de jogar bola eu teria que dar um jeito de não perder sempre…

Mais adiante eu conto como eu consegui isso.

Antes disso, vamos dar uma olhada nas definições de estratégia e tática.

 

Estratégia: Um plano de ação criado para atingir um determinado objetivo.

Tática: A ciência militar que lida com a busca pelos objetivos determinados pela estratégia

 

Aproveitando que o assunto é futebol, veja um exemplo de como isso funciona na prática.

Em 2003, o Cruzeiro do técnico Wanderley Luxemburgo conquistou o campeonato brasileiro de futebol. Para quem não sabe, o Wanderley é o técnico mais vitorioso do Brasil, tendo conquistado a taça nacional 5 vezes.

Em 2011, foi gravada uma entrevista com o treinador sobre o campeonato de 2003. Na entrevista perguntaram a ele o que foi feito de diferente para vencer o título. A resposta dele está totalmente embasada nos conceitos de estratégia e tática. Vejam abaixo:

 

O Campeonato Brasileiro você não ganha porque quer ganhar. Você planeja ganhar, é por etapas que se vence o Brasileiro. Precisa de planejamento, elenco forte, contratações estratégicas, enfraquecendo o adversário. Uma série de ações que são importantes.

 

Veja esse trecho: “….contratações estratégicas, enfraquecendo o adversário.

Esse trecho resume tanto a estratégia quando a tática utilizada por ele. A estratégia é se tornar mais forte que os outros, tornando eles mais fracos. E a tática para isso foi tirar os melhores jogadores dos adversários. Ele começou tirando os melhores jogadores do Santos, campeão do ano anterior:

 

Primeira coisa que eu fiz: roubei o lateral-direito do Santos, Maurinho. Aí o Santos anunciou o Márcio Nobre. Eu fui lá e roubei o Márcio Nobre. Tentou contratar o Mota. Eu fui lá e contratei. Aí eu ganhei o jogo na Vila e ganhei no Mineirão.

 

Ok. Mas como isso se aplica a mim?

 

Objetivos

Se você está lendo nosso blog, provavelmente seu objetivo é ganhar mais dinheiro, ser independente financeiramente ou melhorar seu negócio de Vending Machines, certo?

Nosso objetivo é ser independente financeiramente. Não ter horários fixos, não ter chefes e por aí vai…

Se você não tem ainda um objetivo claro, será impossível traçar uma estratégia. A estratégia é um caminho…se você não sabe onde quer chegar, como vai escolher um trajeto?

Pode ser que você tenha anseios parecidos com os nossos, pode ser que não. O importante é você determinar exatamente onde quer chegar. Essa é a primeira tarefa.

A segunda é a estratégia, ou, em outras palavras, como você vai fazer para chegar lá.

 

Estratégia

A nossa estratégia é simples: “Ganhar dinheiro e investi-lo de formas altamente rentáveis.”

Isso quer dizer duas coisas. Precisamos ganhar mais dinheiro e sempre buscar investimentos que acelerem nosso processo. Ganhar dinheiro e deixar na poupança não faz parte dos nossos planos.

 

Essa estratégia nos permitirá um dia, trabalhar apenas por prazer, ou mesmo deixar de trabalhar se for o caso. Viver viajando ou o que quer que seja…nos dará liberdade financeira plena para fazermos o que quisermos sem depender de trabalho para pagar as contas.

 

Objetivos diferentes requerem estratégias diferentes. Se seu objetivo, por exemplo, é ser o mais saudável possível, sua estratégia terá que ser outra radicalmente diferente…(meio óbvio, certo? rs)

 

Tática

As estratégias não necessariamente tem a ver com tarefas do dia dia. Elas são um guia, um norte, um caminho que você deve percorrer. Como você vai percorrer esse caminho é a tática. Se você vai de carro, a pé, de bicicleta…é a tática que você utilizará para chegar ao seu destino.

Voltando ao nosso plano, nossa tática é investir no negócio de Vending Machines. Esse foi o caminho que escolhemos. Poderíamos ter optado por fazer investimentos imobiliários, ou mercado de ações ou mesmo um conjunto de táticas reunindo todas essas opções, mas optamos por focar nas máquinas automáticas.

Porquê? Simplesmente porque elas entregam as altas rentabilidades que buscamos com baixo risco. (poderíamos conseguir rentabilidades parecidas em outros investimentos, porém com muito mais risco)

Independente do caminho que você escolher, sempre haverão diversas formas de percorre-lo. Basta escolher a que mais te agrada e seguir em frente.

 

Você precisará de ambos para ter sucesso

Simplificando ao máximo, a estratégia são planos de médio-longo prazo, enquanto a tática são ações mais de curto prazo que te movem à frente em direção ao objetivo.

Você precisará tanto da estratégia quanto da tática se quiser ter sucesso em qualquer área de sua vida. Sem estratégia, você ficará sem alvo, sem táticas você não executará a estratégia planejada. Simples assim.

 

Definindo suas próprias estratégias

Como falamos antes, imaginamos que seus objetivos sejam parecidos com os nossos.

O próximo passo então, é definir qual será a estratégia que você irá adotar. Como você chegará de onde está hoje até onde quer estar amanhã?

Pense no seu objetivo. Imagine  duas ou três estratégias que poderiam torna-lo realidade e escolha uma delas.

 

Definindo suas próprias táticas

Responda a esta pergunta: “Que ações posso tomar hoje para me aproximar do meu objetivo?”

As táticas são as escolhas diárias que você faz. Algumas delas são excelentes e te empurram para frente, outras não são tão boas e acabam te deixando estagnado.

Pense em onde você quer chegar e que atitudes você precisaria tomar para chegar até lá. Leia bastante, estude casos parecidos com o seu e veja como os outros fizeram para chegar lá. Pode te dar algumas boas pistas!

 

O Segredo é a Execução

Planejamento sem execução não vale de nada. Não adianta você fazer um planejamento 100%, perfeito, lindo, e guardar dentro da gaveta. Você precisa estar comprometido totalmente com ele, e fazer as coisas acontecerem. Nada cai do céu, você precisa correr atrás do que precisa ser feito.

Você com certeza já ouviu aquela frase: “Uma grande jornada começa com apenas um passo.”

Está na hora de começar. Você está pronto?

 

Ah, antes que eu esqueça, vou contar para vocês minha estratégia e tática para conseguir jogar futebol e não ser mais um dos piores.

Minha estratégia foi simples: já que não tenho técnica alguma, foquei em ter pelo menos um ótimo preparo físico. Se não vai no talento, vai no esforço.

Minhas táticas foram: mudar radicalmente minha alimentação passando a ser mais saudável (os outros não são), começar a treinar para participar de provas de corrida, ganhando condicionamento físico e demorando mais para ficar cansado(os outros cansam mais rápido).

Como resultado, em 4 meses,  perdi 12 kg de gordura e passei a ser o primeiro zagueiro a ser escolhido nos jogos.

Hoje posso dizer com certeza que valeu a pena!

 

 

E você? O que falta para começar?

Se quiser nos seguir e escolher o caminho das Vending Machines sugerimos que comece clicando aqui.

 

Abraços

Antonio

 

Mande suas dúvidas para duvidas@vendingmachinesocialclube.com

PS: Se você ainda não se cadastrou em nossa newsletter, clique no link abaixo e ganhe de presente um pacote com 28 artigos essenciais sobre as Vending Machines!

http://lp.vendingmachinesocialclube.com/pacote-28-artigos-essenciais/

Crédito da imagem: Uomouranio

Sobre Vending Machine Social Clube

Antonio é autor do blog Vending Machine Social Clube, que tem como objetivo compartilhar experiências no mercado das Vending Machines.

2 Comentários

  1. Emerson

    Antonio, boa noite! Estou iniciando minha operação… já consegui colocar minha máquina em um ponto! Comprei o livro de vocês que por sinal está muito bem feito e explicativo, realmente é uma ferramenta obrigatória para iniciantes (como eu). Se for possível responder gostaria de saber, qual é o valor mínimo que vocês consideram que uma máquina deve fazer em um período de um mês? Grato.

    Responder

    1. Oi Emerson, tudo bem?
      Ficamos muito felizes que você tenha dado seu primeiro passo!! Com certeza irá longe!
      O faturamento depende muito do tipo de ponto que você vai instalar a máquina. Geralmente em shoppings é bem mais alto do que em jornaleiros, por exemplo.
      Acredito, que como média, R$60/mês seja algo factível.
      Vai nos mantendo informados sobre seus passos! Abração

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>