Máquinas Duplas ou Simples?

Um ponto de dúvidas muito recorrente entre nossos leitores é o dilema de comprar máquinas duplas ou máquinas simples. Para quem não sabe o que isso significa, as máquinas duplas são aquelas que tem “duas cabeças” sobre um mesmo pedestal, e as máquinas simples são aquelas que tem apenas uma.

Veja abaixo um exemplo de máquinas duplas:

 

Banca Rua do Imperador Petropolis 224x300 Máquinas Duplas ou Simples?

 

Nós temos acompanhado muitos empreendedores iniciantes que partem direto para compra das máquinas duplas, as vezes sem nem pensar a respeito. Quando as Vending Machines chegam eles percebem que não “estudaram” as possibilidades direito e ficam perdidos sem saber o que fazer.

Por isto, nós resolvemos fazer um artigo dando a nossa visão sobre esses dois tipos de configurações, mostrando as vantagens, desvantagens e possíveis estratégias que podem ser seguidas.

Lembre-se que tudo que falaremos é nossa opinião, com base no que vivemos como operadores. Nada do que falaremos abaixo é uma verdade absoluta e pode ser que funcione ou não para você.

Vamos dar uma olhada nas vantagens primeiro.

Vantagens das Máquinas Duplas

As máquinas duplas apresentam algumas vantagens em relação às simples. Sendo a principal delas o ganho de escala que isso proporciona.

Ganhos de Escala

Extrapolando para que possamos entender melhor essa vantagem, imagine dois cenários:

A) Você operador possui 400 máquinas em 400 pontos diferentes

B) Você operador possui 400 máquinas em 200 pontos diferentes

Acho que não precisávamos nem explicar nada, certo? Para bom entendedor meia palavra basta. Mas mesmo assim vamos explicar:

É muito mais fácil e mais barato administrar 200 pontos, do que 400. Só a economia de custos de deslocamento a 200 pontos a menos já impactaria sua margem de lucro de uma forma impressionante!

Para crescer nesse negócio de Vending Machines e ganhar escala, é inevitável possuir mais de 1 máquina por ponto!

Espaço Ocupado

As máquinas duplas também oferecem uma vantagem em termos de aproveitamento de espaço. Elas ocupam praticamente a mesma área que uma máquina simples, já que o stand é o mesmo para uma ou “duas cabeças”.

Maior Estabilidade

Com duas máquinas ocupando o mesmo stand, o peso que este suporta aumenta bastante. Isso faz com que o equipamento tenha mais estabilidade, diminuindo a incidência de quedas por ventos ou esbarrões.

Possibilidade de Teste A/B

O teste A/B é essencial para qualquer tipo de negócio, e nas Vending Machines só é possível ser feito com máquinas duplas ou racks de 3 ou mais máquinas.

Para explicar brevemente, o teste A/B é uma ferramenta essencial para todo tipo de empreendedor. Nele você pode testar duas variáveis, a A e a B, e ver qual das duas performa melhor. Estas variáveis podem ser, produtos, vendedores, e-mail marketing, títulos de artigos e etc.

Este teste é muito usado para auxiliar os empreendedores nas suas tomadas de decisão. Por muitas vezes o que acreditamos ser a resposta correta, se mostra totalmente equivocado quando fazemos o teste no mercado.

Nas Vending Machines, usamos o teste A/B principalmente para produtos e equipamentos.

Para testar um equipamento, geralmente colocamos duas máquinas diferentes (digamos uma SB16 e uma PO89) no mesmo ponto, vendendo exatamente os mesmos produtos. Deixamos elas durante algumas semanas e depois voltamos ao ponto para ver qual das máquinas vendeu mais produtos. Assim, sabemos qual dos equipamentos é melhor percebido pelo nosso público consumidor.

Isso também vale para produtos. Podemos testar os produtos usando duas máquinas exatamente iguais (ou máquinas duplas), sendo cada uma com um produto diferente (digamos pokemóns e bolas licenciadas). Ao final do teste basta averiguarmos qual produto vendeu melhor!

Em geral as máquinas duplas ajudam muito nisso!

 

Apesar desse bom número de vantagens, nós também temos algumas desvantagens para apresentar.

Elas não chegam a ser grandes impeditivos, mas certamente incomodam.

 

Desvantagens das Máquinas Duplas

5348462863 057095bc8a q Máquinas Duplas ou Simples?
Samuel John

Maior Concentração = Maior Risco

Ao optar por colocar mais máquinas em um mesmo ponto, estamos assumindo o risco da concentração de investimentos.

Neste caso, se houver qualquer problema com o ponto onde elas estão instaladas, seu prejuízo será em dobro.

Imagine que haja um roubo, ou uma briga que derruba sua máquina no chão. Se você tivesse apenas uma máquina, seu prejuízo seria metade do que com máquinas duplas.

Implicância dos Lojistas

É, o termo é esse mesmo: implicância.

Em todo negócio você vai se deparar com pessoas chatas. Pessoas que buscam qualquer motivo para encrencar ou travar as coisas.

As máquinas duplas costumam “acordar” algumas dessas pessoas.

Elas não conseguem enxergar que as duas máquinas ocupam praticamente o mesmo espaço e podem gerar o dobro de receita para eles. Só enxergam que será mais trabalho para eles, mais uma máquina para tomar conta, mais espaço para ocupar e etc…

Nada disso faz o menor sentido, mas acontece muito! Pelo menos nós já vimos esse filme algumas vezes…

 

Que estratégia adotar?

5830416376 5cdeefa8fa m Máquinas Duplas ou Simples?

Você pode perceber que as máquinas duplas apresentam bem mais vantagens do que desvantagens em relação às Vending Machines simples, certo?

Apesar disso, nem sempre começar com elas é a melhor escolha.

Essa foi a conclusão que nós chegamos e que nos levou a traçar nossa estratégia de penetração em nosso mercado.

O que imaginamos foi o seguinte: “Nosso mercado é muito pouco explorado, como praticamente todo o Brasil. Nossa capacidade de investimento em novas máquinas é limitada, não temos como sair comprando máquinas para todos os pontos…

Cada ponto, que deixamos de colocar uma máquina é um ponto que está aberto para um concorrente. A partir do momento que fincamos nossa bandeira num estabelecimento, fica bem mais difícil de um concorrente nos tirar de lá.”

Essa foi a estratégia que adotamos.

Apesar de as máquinas duplas serem mais vantajosas, nós preferimos captar o máximo de pontos possível no início, fechando o mercado para os concorrentes. Depois que estivéssemos estabelecidos, partiríamos para duplicar a quantidade de máquinas em cada um de nossos pontos.

Esse processo de aumentar a quantidade de máquinas no mesmo ponto nós chamamos de Upgrade.

 

Gostaríamos de ouvir de você a sua opinião.

Qual estratégia você seguiu ou seguiria? Comente aqui embaixo!

Créditos imagens: Abaconda

Mande suas dúvidas para duvidas@vendingmachinesocialclube.com

PS: Se você ainda não se cadastrou em nossa newsletter, clique no link abaixo e ganhe de presente um pacote com 28 artigos essenciais sobre as Vending Machines!

http://lp.vendingmachinesocialclube.com/pacote-28-artigos-essenciais/

Sobre Vending Machine Social Clube

Antonio é autor do blog Vending Machine Social Clube, que tem como objetivo compartilhar experiências no mercado das Vending Machines.

13 Comentários

  1. wladson

    bom comecei com duplas, e famosa chiclete e bolinhas, mesmo comerciante vendendo chicletes, eles mesmo pediram isso, falando chiclete vende bem e se tive-se na maquina seria melhor ainda.
    comecei com duas mesmo que os pontos que consegui e de alto tráfego, e duas máquinas chamam mais atenção que uma.
    com experiência que tive que pouca padaria , seria excelente 3, bolinhas , chicletes e brinquedos. E uma conclusão padaria tão acostumados com equipamentos grandes, por eles tem expositores, freses de picolé etc.. em como dato, se colocar uma maquina pequena, vou achar até ridículo, principalmente aqui na minha cidade que padarias estão criando espaços kids.

    Responder
  2. Rodrigo

    Pra mim e na minha região só coloco máquinas duplas em pontos muito bons, onde vendem bem pois se fosse apenas 1 máquina precisaria aumentar bastante a frequência de reabastecimento. Além também de estabelecimentos grandes onde elas precisam se destacar mais. Em locais pequenos com vendas dentro da média 1 máquina só da conta do recado. Já tentei alterar um ponto que era de 1 máquina para uma dupla e não teve o aumento esperado nas vendas, fazendo apenas diminuir a média de vendas do ponto/máquinas, resultado deixei 1 maq. mesmo.

    Responder
  3. Bebê Gordão - Vending Machines

    Ainda não tivemos experiencias com máquinas duplas, mas gostei da ideia. Assim que tivermos a oportunidade de colocar uma em algum ponto contaremos nossa experiencia a vocês. Parabéns pelas publicações.

    Responder

  4. Oi pessoal, então minha experiência foi a seguinte: Quando comecei em todos os pontos instalava máquinas duplas, pois quando abri minha empresa já possuia um certo capital e consegui comprar várias máquinas. Porém com o passar do tempo e hoje com mais experiência considero que usei a estratégia errada, pois muitas máquinas ( hoje em torno de 25% do meu total , mas já chegou a 35% ) depois de boas vendas iniciais decaiam muito . Estou a 6 meses retirando da maioria dos pontos médios e fracos a segunda máquina e deixando apenas uma, os resultados por máquina melhoraram. Porém há lógico uma dificuldade enorme na minha região de encontrar pontos bons, os melhores estão tomados, e para cada 10 pontos que instalo máquinas novas, de 1 a 2 vão se tornar bons – acima de 60 reais por mes por máquina, catraca de 1 real de faturamento, 2 ou 3 vão ficar entre 30 e 60 reais e o restante depois de 2 meses terá que ser trocado.
    Todo ponto novo só começo com 1 máquina e depois se justificar coloco 2 ,3,4 etc.
    tambem sugiro ao pessoal do blog uma postagem sobre qual a periodicidade de troca de produtos nas máquinas e uma pesquisa de qual produto está vendendo mais atualmente em cada mercado.. isso ajudaria muito grande abraço,

    Responder

    1. Ah, com relação à troca de produtos, o melhor jeito é no feeling mesmo.
      Pois depende muito do ponto. Tem ponto que pode ficar meses com bolinhas pula-pula comuns sem cair as vendas (ok, são raros!)
      Mas o que acontece em geral é que as vendas de certo produto sempre dão uma caida, e esse é o momento de subir um degrau na escada de nível de produtos.

      Se as vendas das pula-pula comuns começam a mostrar sinais de fraqueza, em nossa opinião é a hora de começar a usar as bolinhas licenciadas. Criar uma novidade.
      Depois que as licenciadas começam a retrair, entra-se com Pokemóns e assim por diante…

      Depois o ciclo pode voltar pois as crianças já esqueceram o que tinha antes…rs

      Responder
  5. Paulo

    Bem, a reportagem apresentada é muito coerente e como em todo o negócio temos que ter cautela, a final o mercado responde conforme incentivos e interesses que vamos descobrindo a medida da nossa atuação. Acredito que juntar essas experiencias dos participantes e divulga-las como conhecimentos é muito interessante. Atualmente meu conhecimento está em vending machines de Cup Noodles, máquina totalmente nova no mercado e que começa a ser experienciada por mim, e a medida que eu for evoluindo irei dando relatos .
    Parabéns ao pessoal do social clube

    Responder
  6. Marcos

    Ola amigos estou chegando no mercado bem de vagar…comprei um equipamento com 3 compartimentos…sendo um para pula pula outro para capsulas com variaveis e outro com pokeimon…trata se de um ponto pizzaria proximo ao centro recebe bastante familia …este eh o meu experimento…estou no caminho certo? o q devo mudar?

    Se alguem puder me ajudar agradeco…

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>