Vending Machines na Crise

Ultimamente tenho recebido diversos e-mails e mensagens de operadores preocupados com a crise e tentando entender como a nossa conjuntura econômica atual interfere neste nicho de negócios.

Tenho visto também operadores fechando seus negócios pelos mais variados motivos e colocando a culpa na crise econômica, no governo e em tudo mais que você puder imaginar.

O VMSC tem uma opinião muito forte com relação a isso tudo. Nós somos empreendedores, e empreendedores devem estar preparados para todo tipo de cenários.

Em nossa visão, se alguém quebrou ou deixou seu negócio ir para o buraco, foi porquê não se preparou para um eventual período de vacas magras como este que vivemos agora. Este “empresário” menosprezou os ciclos da economia e com certeza não soube gerir seu negócio de forma a passar por essa turbulência.

Existem várias formas de se preparar para isso. Uma delas, e a mais clara, é fazer uma gestão bem feita de fluxo de caixa, criando um colchão de segurança para momentos como esse. Afinal, as empresas quebram quando não tem dinheiro para honrar seus compromissos. Se você administra bem seus investimentos, com certeza tem um caixa confortável para aguentar estes trancos.

Uma outra forma é através do controle de custos. Quando o mercado está aquecido, em franco crescimento, ninguém (repito: ninguém) pensa em otimização de processos e corte de custos. Estão todos preocupados em aumentar vendas, aproveitar a oportunidade, sair correndo como loucos atrás de várias “oportunidades” de negócios para investir e etc. Na hora em que a maré vira, esses empresários são pegos de calças curtas, as vendas param de crescer (ou mesmo decrescem) e eles percebem que sua estrutura de custos está muito inflada. Provavelmente já é tarde demais…

Por isso, nós acreditamos piamente que o mercado em crise é um mercado de oportunidades. Essa é a hora em que, você, que fez o seu dever de casa, terá belas oportunidades para aproveitar.

Oportunidade em Vending Machines na Crise

Pense nesses operadores que estão desistindo de seus negócios. Eles com certeza estão vendendo seus equipamentos… Nesse momento, quem tem dinheiro pode fazer uma oferta “indecente” e ainda acabar levando tudo a preço de banana.

Além dos equipamentos, esses operadores podem estar abrindo mão de pontos excelentes. O que irá abrir uma oportunidade para você entrar e se consolidar…

É tudo uma questão de perspectiva…

Nós não temos como saber quanto tempo essa crise irá durar. As estimativas são para tempos nebulosos pelo menos até o final de 2016. Se você tiver fôlego (caixa) para se segurar até lá, com certeza irá sair da crise muito mais forte do que entrou.

Deixo hoje para vocês uma matéria que lemos na última Exame que fala exatamente sobre isso: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1087/noticias/as-empresas-que-aproveitam-a-crise-economica-para-crescer

 

PS: Se você ainda não se cadastrou em nossa newsletter, clique no link abaixo e ganhe de presente um pacote com 28 artigos essenciais sobre as Vending Machines!

Sobre Vending Machine Social Clube

Antonio é autor do blog Vending Machine Social Clube, que tem como objetivo compartilhar experiências no mercado das Vending Machines.

9 Comentários


  1. Gostei do artigo! Realmente, apesar de terem fatores externos que dificultam as operações, não podemos colocar a culpa e nos eximir disso.
    Agora, achei interessante quando disse que esses empreendedores que quebram e querem vender as máquinas/negócio/ponto – onde encontrar essas oportunidades?

    Abraço!

    Responder

    1. Oi Lincoln, que bom que gostou!
      Tens que ficar esperto e em contato com outros operadores.
      Esse comentário aqui no blog já é um começo interessante.

      Nós, sabendo de algo, podemos indicar também!

      Responder
  2. Márcio José Setti

    A crise é geral e é na crise que se cresce! Ótimo artigo!

    Responder
  3. Rodrigo

    Logo agora que comecei há uns 2 meses veio a crise e senti no caixa baixando gradualmente. Mas em todos os ramos. Pelo menos nas outras areas que atuo, o dinheiro esta curto e minguado. Mas nao tem jeito, até as coisas se acertarem, quem tiver dinheiro em caixa sobrevive a guerra.

    Responder
  4. Rodrigo

    Esqueci de mencionar, tinha a ideia a tempos, depois de comprar o livro, tomei a decisao e partir para o ataque. O faturamento esta baixo mas nao me arrependo porque segui um sonho, uma paixao pelas maquininhas, e enquanto nao ganho o bastante, tenho adiquirido experiencia na area. Abraços e agradecimento pelas experiencias compartilhadas.

    Responder
  5. artur barros

    Estou preocupado com o preço dos produtos. Estão muito altos, lucros estão em torno de 10 Centavos.

    Responder
  6. MAURICIO JUSTO

    Estou planejando iniciar com as vending machines, porém não sei se é o momento certo de iniciar diante dessa crise. Pretendo iniciar com uma máquina simples só de bebidas frias para sentir como está o mercado. É uma hora de iniciar ou devo aguardar melhorar a economia?

    Grato!

    Responder

    1. Mauricio, tudo bem?

      Difícil te dar essa resposta.
      Isso vai do espírito e do momento financeiro de cada um.
      Seria muito irresponsável te dar qualquer conselho sem entender direito seu momento de vida!

      Abs

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>