Grupo Vending Machines

Você já sentiu o verdadeiro poder da colaboração ajudando sua vida e seus negócios a prosperarem? Recentemente nós tivemos esta experiência em nosso “Grupo Vending Machines” no Whatsapp.

Grupo Vending Machines
Grupo Vending Machines
Mas afinal, grupos ajudam ou atrapalham?

Existem muitos grupos por aí, de todos os assuntos possíveis e imagináveis. Grupos de amigos da escola, da faculdade, família, trabalho, grupos sérios, grupos que só falam besteira e vários outros. A verdade é que estes grupos podem ser bênçãos ou maldições em nossas vidas. 

Por exemplo, todos temos grupos que quando piscamos os olhos, ou nos afastamos 2 minutos, já estão com mais de 400 mensagens, não é mesmo? E temos outros que falam com menos frequência.

Estes que falam muito, podem ser as maldições. Precisamos nos atentar e tentar não gastar muito tempo nestas conversas sem propósito. Elas drenam energia e foco do nosso dia, fazendo com que nós produzamos menos.

Por outro lado, existem grupos que nos ajudam a ser mais produtivos.

Muitas vezes, os grupos de trabalho ou projetos nos permitem ser mais ágeis nas trocas de informações e até ajudam a evitar reuniões desnecessárias. Estes grupos, que focam no essencial, com certeza melhoram nossa eficiência e resultados!

Grupo Vending Machines

Pois bem. Vamos contar nossa experiência recente com o nosso mais novo grupo sobre Vending Machines.

Ele surgiu no início do mês a partir da fusão de outros grupos paralelos e inclusão de algumas pessoas com as quais eu vinha me conectando individualmente. São todos operadores, de diversos estados do Brasil. Temos representantes de Belém, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Rio Grande do Sul, de Recife, do Pará e entre outros.

Uma junção de pessoas com experiências diferentes acumuladas ao longo de muitos anos operando Vending Machines.

No início houve uma dúvida que pairou no ar por um tempo.

“Será que vale a pena eu entrar num grupo com outros operadores, que podem ser meus concorrentes, e compartilhar minhas experiências? Vou contar todos os meus segredos?” 

Em minha opinião, é uma questão legítima e uma preocupação natural quando você pensa em compartilhar algumas de suas experiências.

Porém, minha experiência de vida me mostrou o contrário.

Me mostrou que essa preocupação é válida, mas que ela pouco impactava realmente os negócios. Eu vi, com meus próprios olhos e em outros de meus negócios um poder impressionante que surgia a partir de grupos como estes: o Poder da Colaboração!

 

Poder da Colaboração

Contei esta história para os amigos operadores para explicar meu ponto de vista. Como comentei recentemente na atualização da nossa página “Sobre Nós”, sou sócio de outras empresas em segmentos variados do mercado. Minha operação com as Vending Machines começou no início da década e apenas graças ao Poder da Colaboração é que pude aumentar meu número de máquinas e acabar por vendendo o negócio para um investidor. (confere lá na página a história completa)

Essa colaboração que me ajudou no início veio através do blog.

Através dele, eu e Charles começamos a compartilhar nossa história, nossos erros, nossos acertos e pudemos começar a nos conectar com outros operadores que tinham mais experiência e também com outros que tinham menos experiência. Mas o mais importante, era que independente da quantidade de aprendizado que esses “concorrentes” tinham, eles tinham conhecimentos diferentes dos nossos!

Isso foi uma grande alavanca para o nosso negócio, e acredito que nós também pudemos ajudar o negócio de outras pessoas. (tanto naquela época quanto hoje, através do blog)

Certa vez ouvi uma frase (que até compartilhei no Grupo Vending Machines) que dizia o seguinte:

Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado das melhores pessoas que puder encontrar.

A frase é mais ou menos essa, e o autor desconheço.

De forma prática e resumindo:

Juntos podemos não só crescermos juntos, como podemos fazer o mercado brasileiro de Vending Machines crescer como um todo.

Estamos muito atrás em termos de desenvolvimento de países como Japão, Estados Unidos e até mesmo do que a Europa. Apenas juntos, unidos, conseguiremos fazer as máquinas terem uma maior visibilidade e melhorarmos nossos negócios.

Quanto maior o mercado mais fornecedores teremos, mais variedades de produtos, de máquinas e de clientes. Mercados grandes incentivam inovações e grandes feitos! =]

 

Resultados no Grupo Vending Machines

Bom, falado tudo isto, vamos falar um pouco mais do grupo em si.

Os resultados que temos obtido de colaboração e participação são excelentes. Os participantes comentam que nunca viram um grupo tão ativo e tão engajado em colaborar uns com os outros. É uma troca de informações o dia inteiro que está colaborando para o crescimento de todos.

À título de exemplo, até indicação de novos pontos o pessoal tem feito, principalmente em regiões que não conseguem atender, indicam outro operador do grupo que atenda.

Dá gosto de ver!

Obs: Como em todo grupo, algumas pessoas não tem participado tão ativamente. O propósito é colaborar e não sugar a experiência dos outros. Por este motivo, nossa ideia é, de tempos em tempos, fazer uma reciclagem no grupo, mantendo ele sempre com espírito de colaboração entre todos!

 

Se você tiver interesse em participar do nosso Grupo Vending Machines, por favor, mande um e-mail para contato@vendingmachinesocialclube.com, para que possamos conversar e te explicar um pouco melhor como funciona a dinâmica por lá, ok?

Pode mandar um e-mail apenas com o assunto: Quero participar do grupo e o seu telefone com DDD.

Nós entraremos em contato.

 

Uma excelente semana à todos!

 

PS1: Não deixe de ler a nossa nova página “Sobre Nós”

PS2: A terceira turma do mini-curso gratuito vai começar esta semana! \o/   Não se inscreveu? Não se preocupe, teremos mais turmas assim que esta terminar. Se inscreva neste link e participe da próxima. É gratuito! =]  http://eepurl.com/dNF8CQ

 

Photo by rawpixel on Unsplash

Sobre Vending Machine Social Clube

Antonio é autor do blog Vending Machine Social Clube, que tem como objetivo compartilhar experiências no mercado das Vending Machines.

5 Comentários


  1. Essa frase apareceu no episódio de twd s09e04. Quando a Jadis fala com o pastor lá… “If you wanna go faster, go alone. If you want to go far, go together.”

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.