Aprendendo com os Competidores

Você já parou para pensar no quanto pode aprender com seus competidores?

O Jorge é um consultor financeiro de sucesso há muitos anos. É o tipo de profissional que avançou tanto em sua carreira que hoje não precisa mais anunciar seus serviços. Jorge escolhe os clientes com quem quer trabalhar e normalmente só aceita clientes novos que chegam via indicações.

O segredo para este sucesso está em – aprender com seus competidores.

Existem duas formas de melhorar seus negócios usando esta estratégia.

1. Entenda onde eles falham

Esta estratégia costuma funcionar melhor do que a próxima, simplesmente pelo fato de que é muito mais fácil de implementar. É muito mais simples você evitar cometer erros básicos que seus competidores cometem do que tentar imitar as características que eles tem de melhor.

Para encontrar estes pontos de melhoria, converse com os clientes dos seus competidores. Você não precisa dizer a estas pessoas que também é um operador de Vending Machines (ou outro negócio qualquer), muito menos deve tentar “roubar” o cliente para você.

Converse de forma amigável e despretenciosa sobre o serviço que seu concorrente presta. Pergunte ao cliente se ele está satisfeito. O que ele mais gosta no serviço do seu concorrente e o que ele menos gosta. Converse. Entenda.

Entender os pontos que mais geram incomodo te permitirá melhorar o seu nível de serviço para seus próprios clientes, criando mais fidelidade e provavelmente mais lucros. Quanto melhor você fica no seu negócio, maiores as chances de que seus clientes te indiquem para outros, o que pode acabar te rendendo novos clientes (talvez até aquele cliente do seu competidor…).

2. Entenda o que eles fazem de melhor

O outro caminho é conhecer boas práticas e ideias que você possa aplicar em sua operação. O que seus competidores estão fazendo de melhor? Você poderia fazer tão bem quanto ou melhor?

Entender o que eles fazem de melhor também te da oportunidade de implementar melhorias.

Uma dica: Não se apegue a coisas óbvias como máquinas, produtos e etc. Pense fora da caixa e olhe para outros fatores que podem ser diferenciais escondidos, como:

  • Como meu competidor se relaciona com seus clientes? Funciona bem?
  • Como ele faz a gestão do negócio? Será que tem algo que estou deixando passar e que poderia melhorar meus resultados?

Sobre este último ponto, da gestão profissional, tenho até um exemplo prático que vi acontecer há poucos meses.

Um grupo de operadores teve acesso a uma ferramenta única, recém lançada, que facilita muito a forma como um operador pode controlar seu negócio.

Através desta ferramenta – que ajuda a fazer a gestão financeira, gestão de estoque, compras, controle de coletas, controle de máquinas e etc. – eles estão conseguindo levar suas operações para outro nível, obtendo mais lucro sem precisar investir em novas máquinas.

Se você desejar saber mais sobre esta ferramenta envie um e-mail para contato@operapp.com.br e fale com o Gabriel. Ele foi o responsável pelo desenvolvimento.

Um último recado meu para você (e um sorteio! \o/)

Meu último recado para você é o seguinte. Estamos sumidos, mas estamos vivos. Estamos passando por uma fase diferente, com volume de trabalho muito intenso e por isto a quantidade de postagens tem vindo numa frequência bem menor. Esta mesma, que você está lendo, só saiu por conta da ajuda de uma alma bastante caridosa rs

Independente, recomendamos que mantenha-se ligado, que assine nossa lista (newsletter) pois de tempos em tempos continuaremos fazendo conteúdos de qualidade para te ajudar.

Inclusive, para dar um incentivo ainda maior, no dia 30/05/19 às 21h faremos um sorteio de um exemplar do livro Pai Rico Pai Pobre ( tem um post sobre ele aqui ) para quem for assinante de nossa lista.

Para concorrer basta estar cadastrado e fazer parte de nossa lista.

Se você já faz, parabéns, pois já está concorrendo automaticamente! =]

Bons negócios!

Photo by Peter Forster on Unsplash

Sobre Vending Machine Social Clube

Antonio é autor do blog Vending Machine Social Clube, que tem como objetivo compartilhar experiências no mercado das Vending Machines.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.